segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Gronelândia, Curiosidades e por que os EUA a querem tanto.

 A Gronelândia é um lugar fascinante e cheio de particularidades. Aqui estão algumas curiosidades interessantes sobre este território:

  1. A Maior Ilha do Mundo: Excluindo os continentes (como a Austrália), a Gronelândia é a maior ilha do planeta. Cerca de 80% da sua superfície está coberta por uma camada de gelo permanente.

  2. Não é um país independente: Embora tenha um governo autónomo, a Gronelândia faz parte do Reino da Dinamarca.

  3. População Reduzida: Apesar do seu tamanho gigante, tem apenas cerca de 56.000 habitantes, o que a torna um dos locais com menor densidade populacional do mundo.

  4. Sol da Meia-Noite: Devido à sua localização a norte do Círculo Polar Ártico, partes da Gronelândia experienciam o sol da meia-noite no verão (onde o sol nunca se põe) e a noite polar no inverno (onde o sol nunca nasce).

  5. Sem Estradas entre Cidades: Não existem estradas ou caminhos de ferro que liguem as cidades entre si. As pessoas deslocam-se de barco, avião, helicóptero ou trenó de cães.

    A Groenlândia deixou de ser apenas uma "ilha de gelo" para se tornar uma das peças mais valiosas no tabuleiro da geopolítica moderna. O interesse dos Estados Unidos pela ilha não é novo (vem desde a Segunda Guerra Mundial), mas intensificou-se drasticamente nos últimos anos.

    Atualmente, o presidente Donald Trump (que iniciou seu segundo mandato em 2025) tem reforçado publicamente o desejo de adquirir ou aumentar o controle sobre o território, citando razões de segurança nacional.

    Aqui estão os três pilares que tornam a Groenlândia estrategicamente vital para os EUA:

    1. Defesa Militar e o "Escudo" contra Mísseis

    A localização da Groenlândia é o ponto mais curto entre a América do Norte e a Rússia. Por isso, ela é a "primeira linha de defesa" contra ameaças aéreas.

    • Base Espacial de Pituffik (antiga Thule): É a base mais ao norte dos EUA. Ela abriga radares superpotentes que detectam mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) vindos do outro lado do mundo antes que cheguem ao solo americano.

    • Projeto "Domo de Ouro": Trump tem mencionado que a ilha é peça-chave para um novo sistema avançado de defesa aérea e antimísseis que ele planeja construir.

    • Controle do Ártico: Quem controla a Groenlândia monitora a movimentação de submarinos russos no chamado GIUK-gap (o corredor marítimo entre Groenlândia, Islândia e Reino Unido), essencial para o acesso ao Oceano Atlântico.

    2. O Tesouro das Terras Raras

    Com o degelo provocado pelas alterações climáticas, o acesso ao subsolo da ilha ficou mais fácil. A Groenlândia possui algumas das maiores jazidas de minerais críticos do mundo.

    • Dependência da China: Atualmente, a China domina o mercado de minerais de terras raras, essenciais para fabricar de tudo: de baterias de carros elétricos e iPhones até caças de combate e satélites.

    • Autossuficiência: Os EUA veem a Groenlândia como a solução para quebrar o monopólio chinês e garantir o suprimento de materiais tecnológicos e militares.

    3. Novas Rotas Comerciais

    O derretimento do gelo ártico está abrindo novas passagens marítimas (como a Rota Transpolar).

    • Essas rotas podem encurtar em semanas o tempo de viagem entre a Ásia e a Europa/América, evitando o Canal de Suez.

    • Ter influência sobre a Groenlândia significa ter voz ativa na regulação e segurança do comércio global que passará pelo topo do mundo no futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eduardo Bolsonaro é uma candidatura Viável?

  Flávio Bolsonaro se colocou a Disposição para Presidente da Republica nesse ano de 2026, a definição sobre quem seria o candidato Bolsonar...